Renovamento Carismático Católico - Missão

O Renovamento Carismático Católico, é um movimento espalhado por todo o mundo, mas não uniforme, nem unificado. Não tem um fundador particular, nem um grupo de fundadores como muitos outros movimentos. Também se caracteriza por não ter listas dos membros participantes.
O Renovamento Carismático é uma reunião muito diversificada de indivíduos, grupos e actividades, com frequência totalmente independentes uns dos outros, em diferentes graus e modos de desenvolvimento e com diversas ênfases.
Este modelo de relações sumanente flexíveis encontra-se a nível internacional,replica orologi nacional e diocesano. Tais relações caracterizam-se frequentemente pela sua liberdade de associação, diálogo e colaboração, mais que pela sua integração ou por uma estrutura organizada. A liderança deste movimento da igreja católica, caracteriza-se, como todas as lideranças de outros movimentos católicos, como um oferecimento de serviço para Deus e para aqueles que o desejam.

As bases centrais do Renovamento Carismático Católico, consistem em:
Promover uma conversão pessoal, madura e continua a Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador;
Proporcionar uma abertura decisiva à pessoa do Espírito Santo, à sua presença e ao seu poder;
Fomentar a recepção e o uso dos dons espirituais (carismas), não somente no Renovamento Carismático, mas, em todo a Igreja. Estes dons, ordinários e extraordinários, encontram-se abundantemente em leigos, religiosos e clérigos da Igreja, são uma fonte de força para os cristãos no seu caminho até à santidade no cumprimento da sua missão.
Animar a obra evangelizadora no poder do Espírito Santo, incluindo a evangelização daqueles que não pertencem à Igreja, a re-evangelização dos cristãos de nome, a evangelização da cultura e das estruturas sociais. Este movimento promove especialmente a participação na missão da Igreja, proclamando o Evangelho com palavras e obras e dando testemunho de Jesus Cristo, mediante a vida pessoal e aquelas obras de fé e de justiça, às quais cada um foi chamado.
Impulsionar o crescimento progressivo em santidade, através da correcta integração destes dons carismáticos com a vida plena da Igreja. Isto se realiza mediante a participação numa rica vida sacramental e litúrgica, o apreço pela tradição da oração e espiritualidade católica, a progressiva formação na doutrina católica, guiada pelo Magistério da Igreja, e a participação no plano pastoral da igreja, quer a nível Mundial, Nacional, Diocesano ou Paroquial.