Regulamento para o Matrimónio na Ermida de Nossa Senhora do Castelo

Caríssimos noivos,

Começo por me alegrar com a vossa felicidade que a proximidade da data da celebração do vosso Matrimónio faz crescer ainda mais. Rezo por vós!

Organizar a Festa é, nesta altura, algo que vos ocupa muitíssimo. Ocupações agradáveis, umas, menos agradáveis outras, e, sobretudo muitas despesas. Mas é uma vez na vida !!!

Decidistes, porém, celebrar o Matrimónio na Ermida de Nossa Senhora do Castelo de Aljustrel, que não é a Igreja Paroquial. A Ermida de Nossa Senhora do Castelo de Aljustrel é das mais belas igrejas da Diocese, não só pelo seu valor patrimonial ou paisagístico, sendo também uma Ermida cheia de História e devoção.

Como sabeis, a Ermida de Nossa Senhora do Castelo de Aljustrel, tem despesas elevadíssimas de conservação e manutenção. É justo que aos noivos cobremos uma taxa de utilização do espaço sagrado para a celebração do Matrimónio: 100,00€ (cem euros), quando o casamento é celebrado sem Missa, e de 150,00€ (cento e cinquenta euros), quando a celebração do matrimónio se celebra dentro da Missa.

À referida taxa que engloba a colocação, limpeza e recolha de passadeira, a limpeza da Ermida antes e depois do casamento, acresce ainda os valores das despesas de cartório que são as seguintes:

• Organização do processo religioso do casamento:
  • Pedidos de certidões de batismo, pedido de disparidade de culto, pedido de atestado livre ou proclamas;
  • Certificado Matrimonial de nada obsta;
  • Lavrar o assento de casamento e recolher as assinaturas em Livro próprio;
  • Enviar a cópia deste para a Conservatória do Registo Civil que emitiu o Certificado para Casamento e, ainda, comunicar o vosso casamento às Paróquias onde fostes batizados a fim de ser averbado à margem do assento de Batismo;
  • Certificado para casamento, que vos foi entregue na Conservatória do Registo Civil;

Pedimos no entanto que:

• com 30 dias antecedência da data marcada para o casamento os seguintes documentos:
  • Identificação das testemunhas (preenchimento do impresso que vos foi entregue quando marcastes o casamento, com nome, estado civil, morada, código postal, numero de validade do documento de identificação);
  • com 30 dias antecedência da data marcada para o casamento os valores designados;rolex replica

Observações:

• Se quiserdes uma decoração especial – vocês merecem… – podereis contactar um florista a vosso gosto. Porém, antes é preciso contactar o Cartório Paroquial. Às vezes é preciso dar um jeito à imaginação dos artistas…;
  • Como há regras exigidas pela liturgia e pelo decoro, facilita tudo escolher os profissionais com quem habitualmente trabalhamos, pois sabem a quantidade de arranjos “obrigatórios”;
  • No que diz respeito ao fotógrafo, este deve encontrar-se oportunamente com o Pároco;

Pede a Deus que vos abençoe e abençoe o lar que ides constituir,

O Pároco: Padre Luís Filipe de Oliveira Marques